segunda-feira, 12 de março de 2012

Artigos voltados para o Ensino das Lutas

Para quem se interessar em fugir do senso comum e aprofundar seus conhecimentos sobre o segmento das Lutas, segue para apreciação o resumo de dois ótimos artigos voltados ao ensino das Lutas. Se interessar você pode fazer a leitura dos artigos na íntegra.

Artigo 1: "Lutas, Artes Marciais, e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física.".(DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006)

Resumo: Em um primeiro momento o artigo aborda um pouco da história das lutas, classificações e evolução ao longo dos anos, sendo que os autores destacam que "a luta constitui como uma das mais antigas manifestações da cultura humana, sendo mundialmente difundida e apresentando, em cada região, diferentes práticas e concepções, podendo estar vinculada à preparação para guerra, auto-defesa, exercício físico, jogo ou ação ritualística" (ESPARTERO, 1999).
             Dentre os objetivos do estudo apresentado no artigo, o principal é apontar aspectos relativos as lutas/artes marciais e explicitar conteúdos a serem desenvolvidos na formação do profissional de Educação Física, que permitam uma maior compreensão do fenômeno das Lutas e forneçam instrumentos para que os profissionais da area possam intervir de maneira satisfatória nesse segmento.(DEL’VECCHIO e FRANCHINI, 2006). Sendo as areas de atuação estudadas: 1 - O Ambiente Escolar, onde as lutas são utilizadas como estratégia para se atingir os fins e objetivos escolares propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais; 2 - O Ambiente Não-Escolar, sendo as academias, clubes, condomínios, etc. onde as lutas são utilizadas como forma de ganho de condicionamento físico e em vários casos as atividadas nestes espaços são voltadas ao domínio e aquisição das técnicas de determinadas lutas; 3 - No esporte, onde o objetivo principal é a formação de atletas.


Artigo 2: "Ensino das lutas: dos princípios condicionais aos grupos situacionais" (GOMES, et al., 2010)

Resumo: O Artigo busca classificar e identificar os princípios comuns no ensino das Lutas, sendo que os autores chegam a conclusão que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura de sua dinâmica interna.  Por abrangerem uma gama infinita de movimentos, técnicas e características, tenta-se classificar as Lutas em função de uma série de critérios como: os objetivos de um combate, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distância entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento. Esses agrupamentos unem as Lutas pelo que têm em comum, assim como as separam por suas diferenças. Segundo Espartero (1999), classificar os Esportes de Luta promove uma organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre eles, o que facilitaria o ensino e a escolha do mais adequado a ser ensinado, visando ao desenvolvimento global do aluno e não apenas à repetição descontextualizada de gestos técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário