Mais um exemplo prático do ensino das lutas aplicado pela professora Keith Mary
de Souza Sato, com a turma do 7 Bacharel, na matéria de Teoria e
Metodologia de Lutas do curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco
Curitiba.
Atividade 1: Aranha – consiste em
um pega-pega com características semelhantes ao original, sendo a única
diferença que os alunos devem estar na posição de 4 apoios.
Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.
Atividade 2: Saci - consiste em
um pega-pega com características semelhantes ao original, sendo a única
diferença que os alunos devem se locomover com apenas uma perna.
Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.
Atividade 3: Pega-rabo – cada
aluno recebe um colete, que deverá ser colocado pó dentro da calça/short, nas
costas, ficando uma parte amostra. Ao sinal do professor os alunos devem tentar
pegar o coleto dos colegas tendo cuidado para que os colegas não peguem o seu.
A atividade pode sofrer uma variação, onde os alunos devem ficar em 4 apoios e
posteriormente em 6 apoios.
Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.
Atividade 4: Jockey po – Alunos
formam duplas, um de frente para o outro, um aluno fica com os pés
posicionados, juntos, um atrás do outro. o outro aluno faz o mesmo, sendo que o
seu pé da frente deve encostar no pé da frente do colega. Os alunos jogam o
jockey po tradicional, aquele que ganha coloca o seu pé da frente atrás do seu
outro pé, o aluno que perde deve encostar seu pé da frente novamente no pé da
frente do seu colega. Vence a disputa o aluno que perder o equilíbrio primeiro
tocando o chão
Classificação da atividade: Percussão, Equilíbrio/Desequilíbrio, Distência Curta.
Atividade 5: Lutas mistas – Os
alunos formam duplas, cada um com um colete, que deve ser colocado/amarrado na
parte do corpo de preferência do aluno. A atividade consiste em o aluno tentar
pegar o colete do colega e não deixar o colega pegar o seu, podendo os alunos
desequilibrar, imobilizar, reter, etc., o seu colega.
Classificação da atividade: Dominio, Imobilizar, reter, desequilibrar, Distância Curta.
Atividade 6: Sumôzinho – Os
alunos formam duplas, delimita-se uma pequena área onde cada aluno de frente um
para o outro, deve deixar um pé dentro e outro fora da área. A atividade
consiste em fazer com que o colega perca o equilíbrio fazendo com que ele tire
o pé da área delimitada ou coloque os dois pés dentro da área, para isso os alunos
podem utilizar somente as mãos, sendo mão com mão. Variações: 1 - alunos podem
empurrar não somente as mãos, mas também os ombros; 2 – empurra-se também a
cintura; 3 – empurra-se também as pernas.
Atividade 7: Jacaré – dois a
dois, alunos ficam em 4 apoios de frente um para o outro, e ao sinal do
professor deve tentar desequilibrar o colega, fazendo com que ele encoste o
corpo no chão.
Classificação da atividade: Equlibrio, desequilibro, Distância Curta.
Atividade 8: bicicletinha – dois
a dois, alunos deitam-se de costas, com as pernas esticadas devem encostar pé
com pé, e deixar o corpo ligeiramente elevado, sem contato das costas com o
solo. Ao sinal do professor os alunos devem empurrar o colega com as pernas
fazendo com que ele encoste as costas no chão.
Classificação da atividade: Equlibrio, desequilibro, Distância Curta.
Atividade 9: Exercício de força
abdominal – dois a dois, alunos deitam-se de costas, com as pernas esticadas
devem encostar pé com pé, e deixar o corpo ligeiramente elevado, sem contato
das costas com o solo. Os alunos devem ficar nesta posição enquanto o professor
cronometra o tempo de1 min.
Atividade 10: Prancha – Alunos
ficam na posição de 4 apoios sendo que o contato dos braços com o solo deve ser
com os cotovelos flexionados. Os alunos devem ficar nesta posição enquanto o
professor cronometra o tempo de1 min.
Classificação da atividade: força
Nenhum comentário:
Postar um comentário