terça-feira, 13 de março de 2012

Ensino das Lutas - Vivências de uma aula prática 2

Mais um exemplo prático do ensino das lutas aplicado pela professora Keith Mary de Souza Sato, com a turma do 7 Bacharel, na matéria de Teoria e Metodologia de Lutas do curso de Educação Física da Faculdade Dom Bosco Curitiba.

Atividade 1: Aranha – consiste em um pega-pega com características semelhantes ao original, sendo a única diferença que os alunos devem estar na posição de 4 apoios.

Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.

Atividade 2: Saci - consiste em um pega-pega com características semelhantes ao original, sendo a única diferença que os alunos devem se locomover com apenas uma perna.

Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.

Atividade 3: Pega-rabo – cada aluno recebe um colete, que deverá ser colocado pó dentro da calça/short, nas costas, ficando uma parte amostra. Ao sinal do professor os alunos devem tentar pegar o coleto dos colegas tendo cuidado para que os colegas não peguem o seu. A atividade pode sofrer uma variação, onde os alunos devem ficar em 4 apoios e posteriormente em 6 apoios.

Classificação da atividade: Percussão, Rapidez e Atenção, Distância Média e Longa.

Atividade 4: Jockey po – Alunos formam duplas, um de frente para o outro, um aluno fica com os pés posicionados, juntos, um atrás do outro. o outro aluno faz o mesmo, sendo que o seu pé da frente deve encostar no pé da frente do colega. Os alunos jogam o jockey po tradicional, aquele que ganha coloca o seu pé da frente atrás do seu outro pé, o aluno que perde deve encostar seu pé da frente novamente no pé da frente do seu colega. Vence a disputa o aluno que perder o equilíbrio primeiro tocando o chão

Classificação da atividade: Percussão, Equilíbrio/Desequilíbrio, Distência Curta.

Atividade 5: Lutas mistas – Os alunos formam duplas, cada um com um colete, que deve ser colocado/amarrado na parte do corpo de preferência do aluno. A atividade consiste em o aluno tentar pegar o colete do colega e não deixar o colega pegar o seu, podendo os alunos desequilibrar, imobilizar, reter, etc., o seu colega.

Classificação da atividade: Dominio, Imobilizar, reter, desequilibrar, Distância Curta.

Atividade 6: Sumôzinho – Os alunos formam duplas, delimita-se uma pequena área onde cada aluno de frente um para o outro, deve deixar um pé dentro e outro fora da área. A atividade consiste em fazer com que o colega perca o equilíbrio fazendo com que ele tire o pé da área delimitada ou coloque os dois pés dentro da área, para isso os alunos podem utilizar somente as mãos, sendo mão com mão. Variações: 1 - alunos podem empurrar não somente as mãos, mas também os ombros; 2 – empurra-se também a cintura; 3 – empurra-se também as pernas.

Classificação da atividade: Equlibrio, desequilibro, Distância Curta.

Atividade 7: Jacaré – dois a dois, alunos ficam em 4 apoios de frente um para o outro, e ao sinal do professor deve tentar desequilibrar o colega, fazendo com que ele encoste o corpo no chão.

Classificação da atividade: Equlibrio, desequilibro, Distância Curta.

Atividade 8: bicicletinha – dois a dois, alunos deitam-se de costas, com as pernas esticadas devem encostar pé com pé, e deixar o corpo ligeiramente elevado, sem contato das costas com o solo. Ao sinal do professor os alunos devem empurrar o colega com as pernas fazendo com que ele encoste as costas no chão.

Classificação da atividade: Equlibrio, desequilibro, Distância Curta.
Atividade 9: Exercício de força abdominal – dois a dois, alunos deitam-se de costas, com as pernas esticadas devem encostar pé com pé, e deixar o corpo ligeiramente elevado, sem contato das costas com o solo. Os alunos devem ficar nesta posição enquanto o professor cronometra o tempo de1 min.

Classificação da atividade: força

Atividade 10: Prancha – Alunos ficam na posição de 4 apoios sendo que o contato dos braços com o solo deve ser com os cotovelos flexionados. Os alunos devem ficar nesta posição enquanto o professor cronometra o tempo de1 min.

Classificação da atividade: força

Nenhum comentário:

Postar um comentário