O peso e massa corporal de um atleta é bastante importante dentro do meio esportivo, existem modalidades onde os atletas precisam atentar-se em manter seu peso e massa corporal, assim como existe modalidades onde os atletas precisam perder peso para se adequar a elas. No caso do tema deste trabalho, iremos estudar a perda de peso, mas especificamente a perda rápida de peso.
A principal modalidade onde os atletas precisam perder rapidamente o peso sem duvida é a luta, pois nos variados tipos de lutas os lutadores são classificados conforme o seu peso. Logo “a perda de peso é bastante utilizada nesses esportes antes da competição por aqueles que desejam lutar em uma categoria mais leve (FRANCHINI et al., 1997, citado por Lima, 2010). Ainda na visão de Lima (2010) os atletas frequentemente reduzem a ingestão calórica com a finalidade de obter vantagem na competição, classificando-se (inscrevendo-se) em uma categoria de peso menor que o habitual.
Conforme iremos verificar neste estudo, através de estudos realizados por outros autores, existem diversos tipos de métodos que visam à perda rápida de peso, métodos estes que podem não ser recomendados por ser prejudicial a saúde. Logo os objetivos deste estudo são: Abordar o assunto perda rápida de peso, tendo uma definição sobre tal, apresentar os diversos métodos de perda rápida de peso, através da analise de artigos sobre o mesmo tema, questionar o risco a saúde.
ARTIGO 1: PERDA DE PESO EM ESPORTES DE COMBATE DE DOMÍNIO: REVISÃO E RECOMENDAÇÕES APLICADAS
Autores: Guilherme Giannini Artioli, Emerson Franchini, Antonio Herbert Lancha Junior.
Revista: Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano ISSN 1415-8426. (B1)
Os autores tiveram como objetivo desta revisão organizar os principais achados da literatura a respeito dos efeitos das práticas de perda rápida de peso sobre os sistemas fisiológicos e sobre o desempenho em esportes de combate. Na busca na literatura os levantamentos encontrados demonstraram que grande parte dos atletas perde significativa quantidade de peso dias antes das competições, por meio de diversos métodos perigosos à saúde, como desidratação e restrição alimentar severas, ou até indução de vômitos e uso de laxantes e diuréticos.
As modalidades de luta analisadas foram o judô, o jiu-jítsu e a luta olímpica, os torneios apresentam divisões por categorias de peso. Essa divisão ocorre para que haja um equilíbrio no combate, mas de fato não é bem isso que acontece, considerando que esses lutadores competem em categorias cujo limite de peso é muito abaixo de seu peso real, muitos não conseguem se manter dentro do limite da categoria. Consequentemente, após os torneios eles recuperam totalmente o peso perdido, resultando em necessidade de reduzi-lo novamente nas próximas competições. Os autores relatam esse processo como um ciclo “ganhar-perder” e analisam os efeitos que esse processo pode ocasionar no atleta. Segundo os pesquisas alguns problemas de saúde, como disfunções do sistema cardiovascular ou até mesmo interrupção temporária do crescimento.
Os autores se propuseram a avaliar o estado nutricional protéico de adolescentes que perdiam peso, em média, 12 vezes por temporada (redução média de 6,6%). Os resultados, apesar de não classificarem os adolescentes como mal nutridos. Embora os autores não acreditem que isso possa comprometer o crescimento, eles especulam que isso possa, pelo menos, prejudicar o desenvolvimento de massa muscular.
Foram levantados dados interessantes sobre Influência da perda rápida de peso sendo ela sobre o desempenho aeróbio, produção de força, efeitos fisiológicos, funções cognitivas, desempenho anaeróbio.
No desempenho aeróbio dos atletas todos os estudos apontam a performance é piorada em função da desidratação, restrição da ingestão alimentar ou pela combinação desses dois fatores, Independentemente do procedimento adotado para reduzir peso ou do tipo de atividade escolhida para avaliar o desempenho, todos os estudos mencionados verificaram que dietas restritivas e/ou desidratação prejudicam o desempenho aeróbio Os principais motivos de tal diminuição são: 1) queda de eficiência do sistema cardiorrespiratório ,ou seja, diminuição da quantidade de O2 transportado a cada batimento cardíaco; 2) redução do conteúdo de glicogênio muscular e da taxa de utilização do glicogênio; 3) aumento da perda de eletrólitos,aumento da temperatura corporal e dificuldade de termorregulação.
Na produção de Força com relação aos efeitos da perda de peso sobre a força, os resultados da literatura apresentam algumas divergências em função do tipo de ação muscular (isométrica, isotônica ou isocinética), do muscular avaliado e do protocolo de perda de peso (com ou sem período de re-hidratação). De um modo geral, apesar da maior parte dos estudos não sustente a hipótese de prejuízo da força, os dados são um importante indicativo de que possivelmente essa diminuição na força não ocorra pela redução aguda de peso, principalmente se considerarmos o tempo de recuperação após a pesagem, mas que ocorra ao longo da temporada e dos ciclos de ganho e perda de peso.
No caso dos efeitos fisiológicos dentre os principais efeitos potencialmente prejudiciais à saúde estão: alteração na concentração de alguns hormônios, como aumento do GH e diminuição da testosterona; diminuição do fluxo sanguíneo renal e do volume de filtração glomerular; aumento da perda de eletrólitos; diminuição da atividade do sistema imunológico; e interrupção temporária do crescimento.
Nas funções cognitivas os atletas submetidos a dietas hipocalóricas apresentam aumento do estado de confusão, depressão, raiva, fadiga mental, tensão, depressão e sentimento de isolamento, com diminuição concomitante do vigor e da auto-estima. Muitos atletas também relatam vontade descontrolada de comer após a competição ou fora da temporada de luta.
E por fim no desempenho anaeróbio Em função da grande diversidade dos protocolos de avaliação do desempenho, dos métodos utilizados para a redução do peso e do período entre a pesagem e a aplicação dos testes, não se tem ainda uma resposta conclusiva a respeito da influência da perda rápida de peso sobre o desempenho anaeróbio e suas implicações ao desempenho em lutas.
As considerações finais dos autores para esse estudo foi tendo em vista dos potenciais efeitos maléficos que os procedimentos de perda rápida de peso exercem sobre a saúde e sobre o desempenho, é extremamente desaconselhável que atletas compitam em categorias de peso cujo limite não corresponda ao de suas características físicas. Da mesma maneira, técnicos e preparadores físicos não devem encorajá-los a reduzir o peso, uma vez que a postura da equipe parece influenciar o comportamento dos atletas.
Os mesmos sugerem 1)realizar a pesagem imediatamente antes do início das lutas; 2) realizar programas de educação e conscientização para os problemas relacionados à perda rápida de peso; 3) realizar exames simples que indiquem o estado de hidratação dos atletas, como bio-impedância ou osmolaridade da urina, o que pode ser conduzido na forma de sorteio, com punições aos atletas que estejam excessivamente desidratados, seguindo os moldes de como ocorrem os exames anti-doping. Medidas dessa natureza já foram implementadas em países como os Estados Unidos com resultados bastante positivos.
ARTIGO 2: MÉTODOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA PERDA DE PESO PRÉ-COMPETIÇÃO EM LUTADORES DE BOXE.
Autores: Michelle Alves de Oliveira Lucena, Eduardo Fernandes de Miranda, Ricardo Yukio Asano, João Bartholomeu Neto, Juliana Kênia Martins da Silva Revista: Revista Brasileira de Nutrição Esportiva.
(ISSN 1981-9927 versão eletrônica)
Os autores tiverem como objetivo analisar métodos e estratégias utilizadas por lutadores de boxe para reduzir o peso nas vésperas da competição, analisando também possíveis influencias no rendimento considerando os aspectos fisiológicos (desempenho físico) e psicológicos (estado de ânimo), por meio de questionários.
Verkhoshanski,1995 disse que o boxe é enquadrado como esporte de luta que tem como característica o confronto entre dois oponentes que buscam vencer a batalha dentro das regras especificas e local determinado.
A perda rápida de peso é comum entre os lutadores, já que as categorias do boxe são divididas de acordo com o peso dos atletas, que buscam se beneficiar reduzindo significativamente seus pesos para a pesagem oficial e tentando recuperar seu peso para lutar no dia seguinte e assim lutar em uma categoria abaixo que a sua.
Existem alguns métodos para essa redução rápida de peso,como por exemplo (restrição dietética,restrição hídrica , aumento da intensidade dos treinos, utilização de roupas de plástico,laxantes, antidiuréticos, etc.)
Os autores realizaram o estudo com 14 atletas masculinos de boxe que tinham que necessariamente competir periodicamente. As idades desses atletas variaram entre 19 e 34 anos, resultando em uma média 27,28±4,96 anos. Foi elaborado um questionário contendo 24 perguntas de fácil entendimento para saber se os atletas utilizam métodos de perda rápida de peso e se esses métodos podem de alguma forma influenciar sua saúde ou desempenho. Os resultados respostas divididas no que diz respeito a utilização de métodos de perda de peso, já que 64% utilizam esses métodos, 36% não, ressaltando que 14% dos entrevistados eram da categoria pesos pesados , não precisando então realizar esse tipo de estratégia.
Quando perguntados sobre como conheceram os métodos de perda rápida de peso 42% falaram que conheceram através dos técnicos, 21 % aprenderam com outros lutadores, 21% através de artigos e revistas científicas, 16% não revelaram como aprenderam e 5% disseram não ter aprendido com ninguém.
Na relação entre a perda rápida de peso e o desempenho 58% disseram não interferir no desempenho, 21% disseram que as vezes interfere e 21% falaram sempre interferir negativamente de alguma forma.
Perguntados de tem ou conhecem lutadores que tiveram algum tipo de transtorno devido a esses métodos, 62% disseram que sim, porém não revelaram que transtorno, 13% falaram que conhecem lutadores com bulimia nervosa (inclusive na seleção brasileira), alguns relataram ainda que em alguma equipes os atletas se submetem a ficar durante horas enrolado em cobertores antes da pesagem. O fator emocional durante o período de perda de peso também foi lembrado e a maioria (44%) se sentem muito mal emocionalmente.
A pesquisa demonstrou que em média os lutadores perdem 3,85 ± 1,16 kg em poucos dias.
Quando perguntados sobre a manutenção do peso durante o período não competitivo, a maioria (43%) disse manter uma dieta regular. Quanto ao estado de humor, o resultado foi bem dividido em relação a se altera ou não durante esse período.
Metade dos entrevistados disseram que intensificam os treinos com intuito de perder peso rapidamente.
Já quando perguntados sobre os métodos que utilizavam 14% disseram induzir os vômitos, 7% usam laxantes, 7% treinam com agasalhos, 7% evitam frituras, 7% realizam exercícios aeróbicos e 30% dizem que usam todos os métodos apresentados no questionário.
Os resultados do estuda demonstram que a maioria dos atletas do estudo utiliza os métodos de perda rápida de peso, para assim ganhar vantagem ao competir em uma categoria mais leve.
ENTREVISTAS
Nome do entrevistado: Rodrigo Gonçalves Morais , Educador Físico, Faixa Preta 1° Dan de Taekwondo WTF, Cursando Psicologia do Esporte, Prof. de TKD e Coord. do Setor de Artes Marciais na Academia Invicta Franchising
Sexo: MAS( X ) FEM( )
Idade: 31 anos
Modalidade: Taekwondo WTF
Há quanto tempo pratica a modalidade: Há 18 anos
1) Quando você inicia o processo de perda de peso?
Resposta: No Taekwondo o controle do peso é feito durante o ano todo e se fosse preciso perder peso, a maioria dos atletas teria como meta perder de 2kg a 5kg, o que seria facilmente resolvido dando início a dieta cerca de um mês antes do campeonato. Já no M.M.A, o atleta perderia em média 10 Kg uma semana antes da pesagem oficial, porém ele tem um tempo razoável para recuperar tudo o que perdeu (após pesagem, hidratação e saturação de carboidratos) até o momento da luta. No TKD quem fizer a melhor estratégia a longo prazo leva vantagem. A pesagem é feita no dia da luta e não um dia antes como em outras modalidades, então o praticante de TKD tem um período mais curto para repor os nutrientes.
2) Como você realiza esse processo?
Resposta: Um Taekwondista faz em média 12 competições por ano, ou seja, pelo menos uma competição por mês, enquanto um lutador profissional de M.M.A. faz no máximo um terço disso dentro do mesmo período. Se por algum motivo fosse necessário perder peso por conta de uma estratégia de equipe, não seria possível nem saudável fazer uma dieta extrema, como a quantidade de peso a ser perdido por um taekwondista é menor, é possível planejar a estratégia sem grandes sacrifícios. Nesse caso a dieta consiste em reduzir os carboidratos até a pesagem, depois de pesar, saturação de carboidratos e hidratação. Existem muitos atletas que deixam para última hora e acabam usando roupas térmicas para correr em volta do ginásio, outros fazem sauna, banheira com sal e etc.
3) Qual é o seu peso durante o período de treinamento?
Resposta: Tenho 1,85m de altura e 85 kg , esse peso é mantido durante todo o período de treinamento e competições.
4) Você acha que o processo no qual você é submetido é prejudicial a você e consequentemente ao seu desempenho na luta?
Resposta: Se eu me desidratar acima de 1% do meu peso já sofro efeitos colaterais. Eles variam de câimbras durante o treinamento ou competição a cefaléia, confusão mental, diarréia, em casos mais extremos, existe o risco de morte. Depende do quanto se desidrata.
5) Com quantos quilos você chega na pesagem? Quanto e como você recupera entre a pesagem e a luta?
Resposta: Quando é necessário perder peso, chego a perder de 5kg a 7kg, sendo assim consigo baixar o peso de 85kg para 78kg/80kg. Após liberação da pesagem o atleta pode ficar um pouco debilitado e sentir dificuldade para ingerir os alimentos. No meu caso começo bebendo imediatamente um pouco de gatorade para fazer re-hidratação e reposição de sódio, em seguida reponho os carboidratos. Dessa forma é possível recuperar em pouco tempo todo o peso perdido e nutrientes necessários.
Nome do entrevisto: Maylon Eduardo de Paula Cochek
Sexo: MAS( X ) FEM( )
Idade: 19 anos
Modalidade: Judô, jiu-jitsu e sanshou/mma
Há quanto tempo pratica a modalidade: 5 anos, 2 anos e 2 anos e meio
1) Quando você inicia o processo de perda de peso?
Cinco dias antes da competição.
2) Como você realiza esse processo?
Na semana da luta diminuo a ingestão de carboidratos e minhas refeições são basicamente alface, peito de frango grelhado e cenoura.
Se for necessário perder muitos quilos faço o processo de desidratação, treinando com 2 ou 3 moletons para suar bastante nos ultimos 2 dias pré-competição e só reponho o líquido após a pesagem.
3) Qual é o seu peso durante o período de treinamento?
75kgs
4) Você acha que o processo no qual você é submetido é prejudicial a você e consequentemente ao seu desempenho na luta?
Com certeza não é um hábito saudável, mas é presente na grande maioria de esportes com categoria de peso, principalmente nas lutas. Se for preciso perder muito peso e a pesagem for apenas alguns minutos antes da luta (como no jiu jitsu) afeta o desempenho sim. Se for poucos kgs ou a pesagem no dia anterior (ou até mesmo horas antes) o desempenho é pouco afetado.
5) Com quantos quilos você chega na pesagem? Quanto e como você recupera entre a pesagem e a luta?
Depende da modalidade. No judô luto até 73kgs, no sanshou até 70kgs e no jiu jitsu até 76kgs mas a pesagem é feita com o kimono que tem cerca de 2kgs, portanto preciso pesar 74kgs, mas já cheguei a perder 8 kgs em 3 dias pra lutar.
Quando é possível recuperar, eu reponho o líquido aos poucos, com hidrotônicos (Powerade ou Gatorade) e maltodextrina (carboidrato). E volto a comer carboidratos normalmente nas refeições.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Percebe-se que a perda de peso está presente em diversas modalidades, sendo as lutas a qual ela mais está presente. Muitos atletas utilizam-se deste recurso para lutar em categorias abaixo do seu peso, sendo beneficiado assim, pois enfrentará lutadores de peso menor, o que se tornará uma vantagem para si.
Verificamos que os atletas reduzem drasticamente o seu peso na semana da luta, perdendo até 10kg no momento da pesagem oficial antes da luta, chegando a recuperar 6, 7 ou 8 kg em apenas um dia, que compreende do momento da pesagem até a luta, conforme podemos verificar nos estudos dos artigos analisados, através de reposição de líquidos e alimentação fracionada. Ressaltamos que esta perda de peso se não for bem acompanhada por profissionais capacitados pode trazer diversos prejuízos para a saúde do atleta.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARTIOLI, G. G, Franchini, Emerson, Junior,L. H. A,. Perda de peso em esportes de combate de domínio: revisão e recomendações aplicadas - Rev. Bras.Cineantropom. Desempenho Hum. 2006.
LUCENA, Michelle Alves de Oliveira, Et. al. Métodos e estratégias utilizadas para perda de peso pré-competição em lutadores de boxe. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 2010.
LIMA, Gisele Lemos e Roberta. Perda de peso. Gfteam, 2010. Acesso em Junho/2012. Disponível em: < http://gfteam.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10:artigo-perda-de-peso&catid=3:artigos&Itemid=12>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário