Atividades
de Jogos de Oposição aplicadas pelo grupo durante aula prática da professora
Keith Sato com a turma de 7 Bacharel em Ed. Física da Faculdade Dom Bosco.
Rapidez e atençao
Atividade:
Os caçadores
Dois
alunos são escolhidos para serem os caçadores (pegadores) e ficam em pé, o
restante da turma desloca-se pelo chão na posição de 4 ou 6 apoios. Os alunos
caçadores devem tentar tocar nos alunos caçadas, estas ao ser tocada viram
caçadores. Para se tornar intocáveis os alunos caçados devem virar de costas no
chão. Os alunos não podem ficar muito tempo com as costas no chão, apenas o
suficiente para livrar-se do caçador.
A
sala é dividida em dois grupos, a sala é dividida em dois “territorios”, cada
grupo fica em um território. O objetivo de cada grupo é ultrapassar para o território
adversário e tentar encostar as costas do colega no chão, com o objetivo de
conquistar o “exército e território” inimigo. Aquele que tiver suas costas
encostada no chão passa pra equipe contrária, a equipe que conseguir fazer com
que todos os colegas adversáios encoste as costas no chão ganha o territorio
adversário e vence a atividade.
Reter/Imobilizar
Os
alunos forma duplas, cada aluno fica de um lado da sala, de frente um para o
outro. Um colete ou objeto qualquer para cada dupla é colocado no centro da
quadra. Ao sinal do professor os alunos saem em direção do colete, o objetivo
de uma aluno é pegar o objeto e trazer para seu ponto de partida e o outro
colega deve impedir que este aluno faça isso, rocurando imobilizar o colega
adversário por no minimo 3 segundos. Ao final troca-se as funções.
Jogos
de conquista de objetos
Atividade: A captura dos lenços
As
crianças são organizadas em duplas. Cada dupla dispõe, para jogar, de um espaço
de aproximadamente 4 m². A forma das
zonas não importa muito: algumas são redondas, outras quadradas, etc. Em das
crianças amarra um pedaço de tecido ou um lenço nas costas, na altura da
cintura ou no pescoço. O atacante deve pegar o lenço do defensor sem tocá-lo. O
defensor não deve segurar seu lenço com as mãos. Os dois jogadores devem
respeitar os limites da zona definada. O jogo pode ser desenvolver tanto no
interior da sala quanto exterior. Sobre a grama. A crianças, jogam em grupos de
dois, mas todas ao mesmo tempo.
Jogos
de equilíbrio
Atividade: Os galos
Pedir
às crianças para formarem as duplas de suas escolhas e , depois, para
dispersarem-se na sala de jogo, de modo a nçao pertubarem a dupla vizinha. A
situação pode ser vivenciada sobre a grama; no interior, os tapetes são bem
vindos. Na espera da açãop, as crianças encaram-se, abaixadas. Ao sinal, elas
tentam derrubar seus adversários, empurrando-os. Os jogadores devem permanecer
abaixados durante o jogo e não prender nem agarrar o seu par.
Jogo de Combate
Atividade:
Ombros no chão
Cada
criança escolhe seu parceiro. As duplas dividem-se criteriosamente sobre a área
de jogo, coberta por tapete. Os jogadores ajoelham-se frente a frente a
aproximadamente 80 cm do outro. A seguir, são equipados com um cinto e devem:
Derrubar seu adversário no chão; Encostar seus ombros no tapete; mant~e-lo
imobilizado durante três segundos.
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